Pálpebras
Blefaroplastia é o nome da cirurgia do rejuvenescimento das pálpebras. É um dos procedimentos estéticos mais comumente realizados atualmente.
A maioria dos pacientes submetidos à blefaroplastia tem meia-idade, embora pacientes jovens também possam ser operados se apresentarem bolsas de gordura da órbita projetando-se sob a pele da pálpebra.
A cirurgia consiste na retirada de pele e gordura excedentes das pálpebras superiores e inferiores, quando indicadas pelo cirurgião plástico.
Geralmente, a cirurgia é realizada sob anestesia local associada a sedação e o tempo de internação consiste de um dia.
No pós-operatório, a região operada fica bastante edemaciada (inchada) e roxa, principalmente nos primeiros sete dias. Os pontos são retirados dentro de cinco dias.
As cicatrizes ficam bem escondidas no sulco da pálpebra superior e na região abaixo dos cílios da pálpebra inferior. O processo de cicatrização costuma ser rápido e de boa evolução.
Em alguns casos, a blefaroplastia pode ser associada a procedimento de tratamento da queda da cauda da sobrancelha (suspensão do supercílio) e a toxina botulínica (Botox) para tratamento das rugas laterais dos olhos.