Mamoplastia Redutora
Mamoplastia Redutora é o nome dado a cirurgia de redução das mamas. Tem como objetivos diminuir o tamanho, restaurar a forma e corrigir a queda mamária.
As indicações para essa cirurgia são: pacientes com desejo de diminuir volume e casos de mamas grandes (hipertrofia mamária ou gigantomastia) que causam desconforto, alterações posturais e constrangimento social ao paciente.
O procedimento é realizado sob anestesia geral e o tempo de internação costuma durar um dia.
Nessa cirurgia, o cirurgião plástico retira o excesso de pele e de glândula mamária e reposiciona os tecidos para que fiquem no volume e formato desejado. São realizadas suturas (pontos internos e externos) para fixação das estruturas da mama.
No pós-operatório, a paciente utiliza sutiã cirúrgico e curativos nas cicatrizes conforme orientação médica e evolução de cada caso. Os pontos são retirados entre 7 a 15 dias. O repouso com os membros superiores deve ser seguido rigorosamente pela paciente durante o período de cicatrização.
Normalmente, as cicatrizes desse tipo de cirurgia tem formato em T invertido ou em L e um círculo ao redor das aréolas. As cicatrizes podem evoluir com contornos finos e discretos, mas vão depender da capacidade de cicatrização de cada indivíduo.
É bom ressaltar que a cirurgia de redução das mamas não impede o processo de envelhecimento da pele e do tecido mamário, assim como o ganho de peso e os efeitos hormonais sobre a glândula mamária que podem comprometer o resultado ao longo dos anos.