Cirurgia da Face
O processo de envelhecimento da face é manifestado pela progressiva perda da espessura e elasticidade da pele. Além disso, progressiva atrofia de gordura e de músculo e absorção óssea contribuem para acentuar as alterações cutâneas.
Ritidoplastia é o nome dado à cirurgia da face. Tem como objetivo a correção dos sinais de envelhecimento da face e do pescoço através de remoção de rugas, ressecção de pele excedente, suspensão e fixação de tecidos flácidos e reposição de volume. É muito frequente a associação da cirurgia da face (também denominada de Facelift) com a cirurgia das pálpebras (blefaroplastia).
Geralmente, a cirurgia é realizada com anestesia local e sedação ou anestesia geral. A internação hospitalar dura um dia.
O pós-operatório não é doloroso. A face e o pescoço ficam edemaciados e com algumas áreas roxas, principalmente nos sete primeiros dias. É comum a sensibilidade da pele estar alterada, porém retorna ao normal gradativamente.
O paciente poderá lavar a cabeça após 24h do procedimento cirúrgico. Os pontos são retirados entre sete a dez dias e a utilização de maquiagem está permitida após a retirada dos pontos.
As cicatrizes são quase imperceptíveis. Elas ficam localizadas em áreas próximas a implantação do cabelo e aos sulcos naturais da orelha.
Normalmente, os paciente retornam as suas atividades sociais após 3 semanas da cirurgia. Não é permitida exposição ao sol durante os primeiros três meses, sendo recomendado o uso de filtro solar.